sábado, fevereiro 02, 2008

Quem foi que teve a idéia...

Você nunca se perguntou de onde surgiram algumas das coisas mais casuais do mundo moderno (que, às vezes, nem é tão moderno assim)? Coisas como pular corda, molas ou cruzar as pernas, combinações estranhas que dão certo e nomes aleatórios que alguém criou para denominar tudo à sua volta.

Aqui uma pequena lista de perguntas intrigantes que eu nunca achei a resposta:

Quem foi que teve a idéia...

1) ... de que jogar vários objetos para o alto simultaneamente seria um ótimo entretenimento?

Quero dizer, imagine a cena: um egípcio (sim, porque a maioria das coisas do planeta foi inventada ou por egípcios ou por romanos; resolvi optar pelos caras das pirâmides) passeando sozinho às margens do Nilo, quando vê algumas pedrinhas jogadas no chão. Agora, a) Ele passa reto? b) Ele chuta as pedrinhas? Não, minha gente. Ele pega duas e começa a jogar para o alto, e depois três, e depois quatro ou cinco. Aí ele promove o seu insight e ninguém nunca ouve falar dele, apesar de que a sua idéia permanece por centenas e centenas de anos. Pode ter sido a triste história do primeiro malabarista.

2) ... de que milho verde combinava com praia?

Que camarão, peixe e outros frutos do mar combinam com uma bela paisagem praiana, isso todos entendem o porquê. Mas milho? Milhos nascem em plantações (aliás, tinha uma aqui do lado de casa... er, ignorem), e nem mesmo há milharais perto do litoral, há? O que me intriga é o fato de a mistura dar certo. Acho que a areia deixa o famoso cereal amarelo mais crocante e apetitoso e... Ui, chega, não quero imaginar o que há naquelas panelas de barraquinhas de milho verde.

3) ... de que balançar o corpo para lá e para cá era uma forma de lazer?

Quem nunca mexeu o esqueleto em uma festa, que atire a primeira pedra. Uma música certamente penetra nas nossas células cerebrais e manda estímulos para diferentes partes do nosso corpo, que podem formar movimentos variados, desde um aceno repetitivo de cabeça ao pezinho batendo ritmadamente. Mas eu imagino quem foi que descobriu que dançar - agitada ou calmamente, sozinho, a dois ou em uma rodinha de amigos, jogando os braços para cima ou rodopiando - era divertido. Alguém deve ter tido a cara-de-pau de começar, nem que tenha sido um homem-de-neandertal entediado.

4) ... de que "cadeira" seria um bom nome para uma superfície na qual você senta?

Explique-me: o que tem a palavra "cadeira" a ver com "sentar"? Por que não "sentador", ou "suporte de bundas", ou qualquer coisa do gênero? É uma coisa que sempre me perguntei... talvez em outra língua, faça sentido, mas quem foi o cabeçudo que inventou essa tradução esdrúxula para um objeto tão comum? Se eu fosse fazer o raciocínio lógico, seria mais ou menos assim: Cadeira, caideira, cair, cair sobre o traseiro, sentar. Ou alguma coisa parecida. Ah, quem se importa?

5) ... de colocar bichinhos na ponta das canetas?

Ok, pode ser uma pergunta meio besta. Mas eu estava procurando o que falar, e, sobre a minha escrivaninha, havia uma caneta com uma cabeça de boneca - juro, com um cabelo de Barbie e olhos desenhados - na parte de trás. No entanto, não é a primeira tentativa de enfeite que eu vejo: há plumas coloridas que se desprendem do seu amontoado no meio da aula e ficam flutuando por entre os alunos sedentos de distração; animaizinhos de acrílico que acendem quando se escreve (e falham depois que o ser humano fica apertando a ponta da caneta contra o papel insistentemente); e até mesmo caveirinhas com alavancas que impulsionam seus bracinhos para frente, como se lutassem boxe. Esta última é uma grande diversão para tardes entediadas quando se tem duas delas: você realmente entra na luta e sente a emoção de socar uma caneta.

O que eu quero dizer com tudo isso é: existiram muitos gênios anônimos antes de Albert Einstein e Tim Burton. E sim, até o cara que colocou duas tiras em um pedaço de tábua para formar um chinelo é considerado um gênio; afinal, você usa as suas Havaianas direto.

Um comentário:

DiH disse...

eu fiquei com vontade de ir a PRAIA comer MILHO, andando de HAVAAINAS até a minha CADEIRA disposta ao sol. Até ouvir um grande som para DANÇAR e aí esqueci do resto. ._.'

UHDSAHUDASHUDAS XD